Pontes de Literacia - língua, literacia funcional e sociocultural turma ACD_45-2025

Apresentação

Destinada a professores, formadores, mediadores interculturais e psicólogos educativos que trabalham com jovens migrantes (15-24) oriundos de países terceiros, pretende capacitar professores e formadores de Português Língua Não Materna e Português Língua de Acolhimento de escolas públicas e privadas para o trabalho com jovens migrantes oriundos de países externos à União Europeia, com foco particular em jovens sem escolaridade prévia ou sem domínio de uma língua latina. Pretendemos promover a aprendizagem efectiva da língua nos cursos de Português níveis A1 e A2, que partem de pressupostos de aprendizagens prévias que muitos destes indivíduos não possuem. Para tal, ofereceremos capacitação a professores de PLNM e PLA para a alfabetização e introdução a conceitos básicos desta população específica, com adaptação de materiais existentes a esta faixa etária; colmatando assim défices que existem no ensino de conteúdos básicos a uma faixa etária mais avançada

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Capacitação de professores e formadores de jovens migrantes nacionais de países terceiros para a alfabetização e introdução a conceitos básicos para leitura e escrita da língua portuguesa que servirão de base a uma aprendizagem efectiva dos níveis A1 e A2.

Conteúdos

Motricidade fina e o manuseio do material escolar; - Letras, palavras, frases; espaços, pontuação e a primeira escrita; - Métodos fonético e silábico e as primeiras leituras; - Vocabulário pertinente e a aprendizagem centrada no aluno; - Preparação de materiais adaptados; - Boas práticas, estratégias e ferramentas em sala de aula.

Metodologias

Os temas serão tratados em duas sessões de 3h cada com todo o grupo. Durante as sessões, decorrerão períodos de formação teórica e trabalhos de natureza teórico-prática e prática, durante os quais os formandos realizarão atividades que visam a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de metodologias para co-criação de soluções. No final da ação, será pedido aos formandos que respondam a um questionário de satisfação relativamente à mesma, que abordará a qualidade do programa da ação; do funcionamento da ação; e do desempenho dos formadores/ formandos, com possibilidade de sugestões em campo de resposta aberto.

Modelo

No final da ação, será pedido aos formandos que respondam a um questionário de satisfação relativamente à mesma, que abordará a qualidade do programa da ação; do funcionamento da ação; e do desempenho dos formadores/ formandos, com possibilidade de sugestões em campo de resposta aberto.

Anexo(s)

formacao-de-curta-duracao-assoc-ponte.pdf

Formador

Ana de Lurdes Martins Logrado

Início: 07-10-2025
Fim: 09-10-2025
Acreditação: ACD_44_2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas de Alvalade

INSCREVER-ME