
Prontidão e Resposta em Situações de CATÁSTROFE turma A32_2025
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Desenvolver, no pessoal docente e não-docente, competências práticas para atuação rápida em diferentes tipos de emergências, preparando a resposta da comunidade educativa, e tornando-a mais preparada e mais resiliente face a catástrofes.
Conteúdos
Estrutura: Teórica (3h): Introdução à Redução do Risco de Catástrofes (RRC); principais riscos em contexto escolar; planos de emergência. Ideias de conteúdos: - Conceitos base da Redução do Risco de Catástrofes (RRC) - Principais riscos em contexto escolar (sismos, incêndios, inundações, ameaça externa) - Estrutura e ativação dos planos de emergência internos (PEI) - Atribuições de cada membro da comunidade educativa em situações de risco - Articulação com entidades de proteção civil e socorro Prática (3h): Simulação de cenários de emergência (evacuação, confinamento); análise de resposta e reflexões em grupo. Ideias de atividades: - Simulação orientada de diferentes cenários (evacuação, confinamento, ameaça externa) - Exercício de ativação de alarme, evacuação de salas e outros espaços, verificação de pontos de encontro - Papel dos docentes e não docentes no comando de pequenos grupos e assistência a alunos com necessidades ou condições específicas - Reflexão em grupo com análise crítica: o que correu bem, o que melhorar, como comunicar melhor
Observações
Pessoal docente e não docente