
LIDERAR COM SEGURANÇA: DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E MOBILIZAÇÃO turma A31_2025
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Dotar Direções e Delegados de Segurança de competências para avaliar vulnerabilidades físicas, organizativas e comportamentais nas suas escolas, e promover uma cultura de segurança proativa e participada.
Conteúdos
Teórica (3h): Princípios da Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC e enquadramento legal); Identificação de vulnerabilidades em infraestruturas, rotinas e comportamentos (modelo “triângulo do risco”: ameaça, exposição, vulnerabilidade); Papel da liderança na promoção de cultura de prevenção: comunicação interna, planeamento estratégico e envolvimento dos agentes educativos. Prática (3h): Aplicação de uma grelha de diagnóstico de vulnerabilidades na escola (edifício, acessos, planos, comportamentos); Elaboração de um plano de melhoria por áreas de risco, com medidas exequíveis, prazos e responsáveis; Dinâmica de mobilização: como envolver pessoal docente, não docente, alunos e famílias em práticas de segurança escolar (canais, momentos, linguagem).
Observações
Público-alvo: Diretores(as) e membros das Direções das Escolas, Delegados/as de Segurança, Coordenadores/as de Estabelecimento