Dançar Arte - Práticas artísticas e pedagógicas com recurso ao movimento turma B5_2025

Apresentação

O corpo é um agente que faz parte de nós. É, por isso também, uma ferramenta viva largamente aplicável no campo das artes e com um enorme potencial expressivo e comunicativo. Neste sentido, o curso tem como objetivo geral ampliar a consciência do potencial criativo e reflexivo do próprio corpo e da sua relação com o outro e com o espaço, a partir da obra de arte e do referente da dança. Propomos um encontro entre práticas educativas e artísticas, através da mediação da obra de arte, assente na linguagem do movimento, fomentando a aquisição de ferramentas pedagógicas e de novos olhares para as potencialidades do currículo escolar e da relação escola-museu, contribuindo para uma ligação mais fluida entre a arte e a vida. Apresentamos ferramentas para explorar a obra de arte: Como se podem abordar, diferentes possibilidades de trabalhar conceitos, ideias e conteúdos por camadas? Como interpretações múltiplas e diferenciadas surgidas da obra de arte podem desenvolver-se em diferentes propostas de exploração de movimento, performance e composição coreográfica? Como adaptar e integrar estas ferramentas na abordagem aos currículos escolares, participando de uma metodologia de diversificação e inclusão por parte dos professores(as), formadores(as), mediadores(as) e técnicos(as), que precisam de ter ao seu dispor recursos, conhecimento e uma grande capacidade de adaptação? Por último, desenvolvemos o processo de mediação e de articulação da prática de criação artística em dança a partir de uma exposição de arte, em contexto de museu, e explorando processos de criação a partir das obras e do contexto da exposição em tempo real.

Destinatários

Professores dos Grupos M37, D01, D02, D03, D04, D05, D07, D08 e D09

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M37, D01, D02, D03, D04, D05, D07, D08 e D09. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M37, D01, D02, D03, D04, D05, D07, D08 e D09.

Objetivos

1. Compreender e apoiar o processo de pensamento sobre uma metodologia própria assente na relação entre a mediação e a prática da dança; 2. Explorar a ligação entre os universos da criação artística e do corpo performativo; 3. Partilhar os saberes que se vão acumulando pela prática de trabalho; 4. Adquirir e diversificar ferramentas no campo da interpretação e da reflexão sobre e com obra de arte; 5. Fornecer um espaço de apoio para que os participantes desenvolvam ferramentas de trabalho com o corpo, espaço, dinâmicas e relação; 6. Criar, em tempo real, uma performance de dança a partir das obras de arte e de um processo de criação coreográfica continuado e reflexivo; 7. Explorar o espaço expositivo como espaço de criação e de apresentação; 8. Possibilitar a experimentação na área do movimento, combinada com a linguagem expressiva onde o corpo é, simultaneamente, agente e objeto; 9. Estimular a experimentação livre e a expressão individual; 10. Apoiar o processo de articulação do trabalho criativo desenvolvido no museu, com o contexto educativo.

Conteúdos

 Escuta ativa;  Consciência corporal;  O corpo como ferramenta viva: o corpo e o seu movimento; o corpo no espaço; o corpo no processo comunicativo; o corpo no processo interpretativo e reflexivo, o corpo no processo criativo;  Atenção: interior e exterior;  Interpretação e relação com obras de arte;  Interpretação e relação com uma exposição;  Relaxamento e confiança;  As biografias pessoais na sua relação com as obras de arte e os conteúdos programáticos;  Movimento, performance e composição coreográfica;  Criação de experiências/momentos de aprendizagem;  Métodos de Colaboração e cocriação;  Composição em tempo real;  Do museu para a sala de aula;  Pensamento crítico e criativo.

Metodologias

As sessões terão uma forte componente interativa e prática. Haverá momentos expositivos e demonstrativos dos modelos, dos materiais e das técnicas a abordar, seguidos de momentos práticos de exploração e concretização de exercícios e ainda a proposta de um projeto individual de mediação a partir do referente da dança na relação museu- escola. Existirão momentos realizados dentro do espaço expositivo do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, recorrendo diretamente às exposições e suas obras. Apesar dos conteúdos do programa serem abordados de uma forma maioritariamente prática serão inseridas contextualizações teóricas em pontos-chave das sessões. Na última sessão da ação formativa, será lançada uma proposta de um projeto individual de mediação a partir do referente da dança na relação museu-escola.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta os seguintes parâmetros:  Participação: nas tarefas; pela intervenção; pela assiduidade e pontualidade – 50%;  Trabalhos Produzidos: reflexão critica/ memória final– 50% Este é um curso de aprendizagem eminentemente prática, que desenvolve o seu programa apoiado predominantemente no método ativo. O domínio dos conteúdos só poderá ser alcançado através da realização de exercícios práticos e de um registo e reflexão sobre os mesmos. Por esse motivo, o trabalho desenvolvido nas sessões assenta sobretudo na realização de exercícios e de experimentação sobre um conteúdo específico. A avaliação dos formandos terá em conta a sua assiduidade e a sua participação nas sessões, bem como a realização de um exercício final (instrumento de avaliação) em que aborda os conteúdos trabalhados e evidencia a sua aplicabilidade ao contexto da sala de aula. A classificação final, conforme previsto na Carta Circular CCPFC-3/2007 de setembro, será quantitativa e expressa na escala de 1 a 10, conforme abaixo se discrimina:

Bibliografia

CSIKSZENTMIHÁLYI, M.& ROBINSON, R. (1990), The Art of seeing. An interpretation of aesthetic encounter. J.Paul Getty Museum and the Getty Center for Education in the Arts.DIAS, A. (06/06/2022). Parar, ouvir, transformar - por um mundo Oxalá. https://www.patrimonio.pt/post/parar-ouvir-transformar-por-um-mundo-oxaláDIAS, A. & NETO, Â. (2022). “A obra sou eu, apaga-me se quiseres”: Experiências performativas num lugar de relação escola-museu. Atas X congresso Matéria Prima.NETO, Â., XAVIER, M. & FERNANDES. J. (2020). Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo. Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes , VOL XIII (26)Programa 10X10 Micropedagogias: https://gulbenkian.pt/images/mediaRep/descobrir/documentos/2012/PGECC/Micropedagogias_Site.pdf

Observações

Os docentes interessados têm de, previamente, inscrever-se e adquirir o bilhete na Fundação Calouste Gulbenkian

Os docentes interessados têm de, previamente, inscrever-se e adquirir o bilhete na Fundação Calouste Gulbenkian

Formador

Andreia Filipa Arménio Dias

Ângelo Miguel Cid Neto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-06-2025 (Sábado) 10:00 - 17:30 7:30 Presencial
2 28-06-2025 (Sábado) 10:00 - 17:30 7:30 Presencial
3 29-06-2025 (Domingo) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 21-06-2025
Fim: 29-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134145/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Fundação Calouste Gulbenkian