
Educar para o Futuro: Sustentabilidade, Competência Digital e Cidadania Jornadas Pedagógicas Zinkers turma ACD_30_2025
Apresentação
A ação de curta duração “Educar os cidadãos do futuro: sustentabilidade, inovação e cidadania na escola” tem como objetivo capacitar educadores e professores dos ensinos básico e secundário para integrar de forma mais eficaz a educação ambiental e para a cidadania nos contextos escolares, em consonância com os princípios da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Com base no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais, esta formação visa: promover uma cultura de sustentabilidade na educação; reforçar a importância da literacia ambiental, digital e cidadã; partilhar práticas e metodologias inovadoras e estimular a ação transformadora das escolas como agentes de cidadania ativa e crítica. A formação estrutura-se em três oficinas temáticas interativas, acompanhadas por momentos de troca de experiências entre professores e escolas, focando-se em práticas pedagógicas contextualizadas e inovadoras A formação e os conteúdos pedagógicos que a integram enquadram-se na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) e no Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, assumindo-se como um instrumento essencial para a sua concretização no contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, transversal a todos os ciclos e níveis de ensino. Simultaneamente, esta formação alinha-se com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, articulando-se com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais, reforçando, assim, a centralidade da educação ambiental na construção de uma cidadania ativa, crítica e responsável. Ao responder aos objetivos definidos por estas estratégias nacionais, a formação visa promover atitudes e valores sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais no âmbito da literacia ambiental, da responsabilidade social e da transformação educativa rumo a uma sociedade mais sustentável.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Capacitar educadores e professores dos ensinos básico e secundário para integrar de forma mais eficaz a educação ambiental e para a cidadania nos contextos escolares.
Conteúdos
1. Espaço formativo/ Oficina - Educar os cidadãos do futuro: o poder de uma cultura da sustentabilidade • Sustentabilidade como valor fundamental da cidadania • Competências para uma cidadania sustentável • Metodologias participativas e envolvimento da comunidade educativa Troca de experiências: apresentação dos projetos das escolas (1.º ciclo) -2 horas 2. Espaço formativo/ Oficina – Inovar parar transformar a educação: novas competências para ensinar, outras formas de aprender • Competências docentes para educar para a cidadania e a sustentabilidade • Metodologias inovadoras para promover a ação cidadã e sustentável • Escola como espaço de transformação: formar cidadãos conscientes e comprometidos Troca de experiências: apresentação dos projetos das escolas (2.º ciclo) -2 horas
Modelo
A avaliação da ação de formação será realizada de forma participativa, ativa e reflexiva, promovendo a escuta dos formandos e incentivando o pensamento crítico sobre a experiência formativa. Esta avaliação baseia-se numa dinâmica colaborativa com recurso ao "semáforo de avaliação", com post-its de diferentes cores para expressar diferentes dimensões da experiência formativa: Verde – “O que mais gostei / O que me fez sentido”; Amarelo – “O que pode ser melhorado”; Vermelho – “O que não funcionou para mim
Observações
Duração (Nº horas): 4 horas Data: 2 julho de 2025 Formador: Eusébio André da Costa Machado