
Perturbação da Linguagem: Conhecer para Intervir turma ACD_29_2025
Apresentação
Nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, as ações de formação de curta duração (AFCD) destinam-se a responder a necessidades de formação específicas, imediatas e pontuais dos docentes, no âmbito da sua prática profissional. Esta ação de formação responde diretamente à necessidade de capacitação dos profissionais da educação para reconhecer e intervir precocemente em situação de perturbação da linguagem, uma área com impacto direto no sucesso educativo e inclusão de crianças e alunos. A pertinência da ação justifica-se pela crescente presença de alunos com dificuldades de comunicação, nas nossas escolas, e pela importância da atuação dos docentes na identificação precoce e encaminhamento para apoio especializado. Esta ação está ainda alinhada com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente no domínio das competências de comunicação (Área 5: Linguagens e Textos), que sublinha a necessidade de desenvolver capacidades de expressão e compreensão verbal em todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades específicas. A intervenção precoce ao nível da perturbação da linguagem contribui diretamente para este objetivo, promovendo equidade no acesso à comunicação e à aprendizagem. A abordagem teórico-prática da sessão, incluindo testemunhos reais e momentos de reflexão conjunta, promove a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências profissionais alinhadas com os desafios do dia a dia na escolar. A ação está centrada em domínios diretamente relacionados com a atividade docente — observação, sinalização e atuação pedagógica — e promove a articulação com famílias e técnicos, de acordo com os princípios de uma intervenção educativa inclusiva, colaborativa e centrada no aluno. Nestes termos, cumpre os requisitos definidos no despacho para o reconhecimento como AFCD, nomeadamente pela sua relevância, oportunidade e ligação à melhoria da prática profissional. Esta ação enquadra-se no âmbito do Plano Anual de Atividades (PAA), do Departamento de Educação Especial, por este sentir necessidade de aprofundar conhecimentos, partilhar testemunhos e perspetivas relativamente à área da Perturbação da Linguagem, para docentes e encarregados de educação. Desta forma, pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade científica e pedagógica dos participantes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Objetivos e conteúdos a abordar - Compreender alguns dos conceitos fundamentais relacionados com as perturbações da linguagem e caraterísticas mais comuns; - Reconhecer sinais de alerta em crianças com possíveis perturbações da linguagem, com especial atenção à idade de desenvolvimento e marcos linguísticos; - Diferenciar as principais perturbações da linguagem, como a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL), perturbações articulatórias, perturbações da fluência e perturbações associadas a outras condições (ex.: autismo, défice cognitivo); - Explorar estratégias pedagógicas e comunicativas que promovam a inclusão e o sucesso educativo de alunos com perturbação da linguagem; - Promover a articulação entre escola, família e técnicos especializados, através de estratégias colaborativas e planos individualizados, reforçando uma abordagem multidisciplinar e centrada na criança/aluno.
Conteúdos
Conteúdos - Introdução à Perturbação da Linguagem - Conceitos relevantes; Perturbações da linguagem; Caraterização de algumas perturbações da linguagem: Desenvolvimento da Linguagem - Sinais de Alerta e Identificação Precoce Indicadores de risco em contexto educativo Papel do educador/professor na observação e sinalização Importância da deteção precoce - Articulação com Famílias e a Escola Comunicação eficaz com encarregados de educação Encaminhamento para avaliação especializada (ex.: terapeuta da fala) Trabalho colaborativo e multidisciplinar
Metodologias
A ação desenvolver-se-á através de uma abordagem teórico-prática, com exposição interativa de conteúdos, apresentação de casos reais e partilha de testemunhos. Serão promovidos momentos de reflexão e diálogo colaborativo entre os participantes. - Exposição teórica interativa: Apresentação de conceitos-chave com recurso a exemplos práticos e linguagem acessível; Utilização de slides, vídeos curtos e esquemas visuais para facilitar a compreensão; - Testemunhos, na primeira pessoa, relacionados com Perturbações da Linguagem: Aluno (12.º CT1) a terminar a escolaridade obrigatória; Psicólogo do Centro de Apoio à Inclusão (CRI); Encarregada de educação de uma aluna do 4.º ano; Associação Larico - Momentos de partilha entre todos os participantes: Diálogo aberto entre todos os participantes na partilha de ideias, expressão de opiniões, esclarecimentos.
Modelo
Inquérito de satisfação
Anexo(s)
Observações
Esta ação, de curta duração (ACD), visa sensibilizar e capacitar os profissionais da educação e encarregados de educação, para reconhecer sinais de alerta, compreender os diferentes tipos de perturbação da linguagem e adotar estratégias pedagógicas inclusivas que promovam a comunicação eficaz e o sucesso educativo de todos as nossas crianças e alunos. Esta ACD pretende contribuir para uma resposta educativa mais inclusiva e eficaz, potenciando a colaboração entre escola, família e técnicos especializados.
Formador
Maria Eugénia Saraiva Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |