
Dança no Currículo turma A12_2025
Apresentação
A dança é uma matéria da subárea Atividades Rítmicas e Expressivas no âmbito das aprendizagens essenciais de educação física desde o 5.º ano do Ensino Básico até ao Ensino Secundário. Na dança são trabalhadas todas as áreas do perfil dos alunos, conhecimentos capacidades e atitudes tendo impacto em todos os descritores do Perfil dos alunos. Como uma forma de arte deve ser ensinada através da experimentação, composição, interpretação e visualização/fruição de coreografias. Esta ação pretende colmatar uma necessidade de formação especifica desta matéria por parte dos docentes de educação Física. A dança é a arena perfeita para para flexibilizar as matérias de outras áreas do currículo como o português, geografia, matemática, história, educação tecnológica, artes visuais etc utilizando-as como pretextos para a construção de processos criativos.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
Dotar os formandos com conhecimentos relativos aos processos criativos, composição e fruição em dança em contexto escolar de modo a que possam interagir com as diferentes disciplinas flexibilizando o currículo. Contextualizar propostas concretas no âmbito do 2.º 3.º ciclos e secundário. Vivenciar metodologias de dança na construção de uma coreografia com os seus pares partindo de um exemplo prático, atual e decorrente do currículo. Conhecer o processo de apresentação/fruição de uma coreografia.
Conteúdos
Conteúdos da ação 1a Sessão - 3 horas - - Apresentação; - Os benefícios do ensino da Dança; - Os elementos de Dança (Laban); - O formato da aula de dança; - Desafio de ensino através da dança de nomes, adjetivos e adjetivos Português. 2a Sessão - 8 horas - - Trabalho em pares e grupos de exploração de movimento, através dos conteúdos das diferentes disciplinas; - Construção de uma frase de movimento em pares e grupos; - Composição coreográfica; - apresentação / fruição da coreográfica; - Regresso à calma, Iniciação ao mindfulness; - Discussão e análise do trabalho coreográfico; - Planificação do trabalho a desenvolver com as turmas (trabalho autónomo de aplicação de conhecimento nos diferentes conselhos de turma); - Avaliação. 3a Sessão - 3 horas - - Análise do trabalho dos grupos; - Analise do trabalho desenvolvido nas turmas. (trabalho autónomo); - Desafio de ensino da divisão de números inteiros através da Dança. 4a Sessão - 8 horas - - Construção de um projeto coreográfico com material trazido pelos formandos. 1- Exploração de movimentos; 2- composição coreográfica; 3- Apresentação/fruição da coreografia e 4- Regresso à calma, Iniciação ao mindfulness. - Análise do trabalho autónomo desenvolvido nas diferentes turmas - Análise do trabalho realizado. - Avaliação 5a Sessão - 3 horas - - Apresentação de uma coreografia num espaço; - Necessidades técnicas, direções da sala, entrada e saída de cena, mudanças de cenários, posicionamento do público, folha de sala (programa). - Avaliação
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10 valores, conforme indicado nos n.º 5 e 6 do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, DR 2.a série, N.º 87, de 6 de Maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelo CFAE.
Bibliografia
LABAN, Rudolf. (2011)BLOM, L., CHAPLIN T (1982),DONOVAN, L., PASCALE, L, (2012)
Formador
Diana Manuela de Gusmão Nogueira Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-06-2025 (Segunda-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 24-06-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |